[X]

Área Administrativa

Esqueci a senha

O Oficial

EUGÊNIO KLEIN DUTRA

EUGÊNIO KLEIN DUTRATitular do 6º Ofício de Registro de Imóveis, desde outubro de 1.960, provido através de concurso de habilitação. Participou de várias bancas examinadoras de concursos para provimento de serventias de Justiça no Estado; ministrou cursos de Direito Registral, proferiu aulas na Faculdade de Direito da UFMG; fez palestras e conferências sobre o tema; inclusive na “Escola Judicial Edésio Fernandes”, do Tribunal de Justiça do Estado, para os novos Juízes de Direito aprovados em concurso; e no “Instituto Ronaldo Cunha Campos”, do antigo Tribunal de Alçada; participou de debates e tem vários trabalhos publicados, contribuindo para elaboração dos anteprojetos que resultaram nas Leis Federais 8.935/94, regulamentando o art. 236 da CR/88, e nº. 10.169/2000, contendo as normas gerais sobre emolumentos.

Um dos fundadores do “SINOREG/MG” – Sindicato dos Notários e Registradores de Minas Gerais -, para cuja presidência foi eleito em 2 mandatos sucessivos; e em cuja gestão a Diretoria adquiriu sua atual sede.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da UFMG., em 1.954, e inscreveu-se na OAB/MG., em 1.955, sob nº 4.418; eleito para o cargo de Tesoureiro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, por 2 mandatos, foi reeleito Membro do Conselho Superior do IAMG. Foi provisionado como Administrador, em 1.975, sendo desde então inscrito no CRA/MG., sob nº 4.716.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Reserva do Exército, em 1.950; sendo mais tarde nomeado presidente da Junta do Alistamento Militar de B.H.

Por concurso público, foi nomeado Oficial Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de MG., em 1948, onde exerceu as funções de redator de debates, assessor do Procurador Regional, e secretário da comissão de apuração das eleições de 1.954; colaborou na criação da “AMAGIS”, e foi secretário-executivo do “I Congresso de Magistrados Mineiros”.

Político, exerceu o mandato de deputado à Assembleia Legislativa do Estado, entre 1958 e 1962, exercendo as funções de 4º Secretário e presidente da Comissão de Redação Final; tendo integrado a comissão de orçamento e tomada de contas. Foi Secretário de Estado da Educação, entre 1978 e 1979, lançando o programa “Educação para a saude”. Foi membro do diretório estadual do PSD (Partido Social Democrático), extinto por um ato revolucionário em 1.965. Exerceu as funções de secretário municipal da Fazenda, cujos serviços informatizou, instituindo o cadastro eletrônico imobiliário e de prestadores de serviços; e da Educação; serviu como vice-presidente do Conselho Municipal de Planejamento do Desenvolvimento, em cuja gestão foi publicado o mapa do município, de 1.970, resultante do 1º levantamento aero-fotogramétrico da Capital. Chefiou os gabinetes dos Secretários da Segurança e da Administração, onde colaborou na criação do “ETRA” (Escritório Técnico de Racionalização Administrativa), atual “PRODEMGE”. Foi membro do Conselho Estadual de Trânsito e 1º presidente da “JARI” (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), cujo primeiro regimento interno elaborou.

Jornalista, foi presidente da “S/A. Folha de Minas”, editora do jornal desse nome.
Em suas atividades filantrópicas, foi membro da LBA/MG; e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de BH., tendo presidido a Federação dos Hospitais Filantrópicos de MG, e membro da Confederação das Misericórdias do Brasil; sendo agraciado com o diploma de comendador da Ordem das Misericórdias do Brasil.

Nascido em 8 de março de 1.930, é filho do Juiz Orôncio Murgel Dutra, que exerceu a judicatura em Barbacena, Prata, Abaeté, Araxá e Ponte Nova; e da Professora Jenny Klein Dutra, da Escola Normal de Barbacena; casou-se em 1956, e tem 4 filhos (Marcos Orôncio, Paulo Eugênio, Denise e Beatriz), todos casados; e 10 netos. Seu avô paterno, o médico e senador Joaquim Antônio Dutra, instalou, em 1903, o conhecido “Hospital-Colônia para Alienados Mentais”, em Barbacena, que dirigiu até sua aposentadoria, em 1.936; e foi deputado e senador estadual até 1.902, deixando numerosa prole.

Comunicado Importante

[X]

COMUNICAMOS O FALECIMENTO DO OFICIAL DESTA SERVENTIA, EUGÊNIO KLEIN DUTRA

O velório será realizado no dia 23/11/2017 no Funeral House, a partir das 09:00hs

Sala: ÓRION (Avenida Afonso Pena, 2158 - Funcionários - CEP: 30130-007 - Belo Horizonte - MG

Por este motivo, não haverá expediente no dia 23/11/2017

Cartório do 6º Ofício de Registro de Imóveis - Belo Horizonte
Rua dos Inconfidentes, 914, Funcionários - CEP: 30140-128 - Belo Horizonte - MG -Tel: (31) 32615872